Workshop "No rasto das Lontras"




Decorreu ontem à tarde (04-05-2019) o workshop “No rasto das Lontras” promovido pela Coração Azul no âmbito do projecto “Vizela Vale encantado”. Em Vizela estiveram dois especialistas Sofia Oliveira e Pedro Faria para orientar a formação que contou com parte teórica e parte prática junto ao rio. Nesta sessão os participantes tiveram ainda a oportunidade de participar na tese de doutoramento que está a ser desenvolvida, aplicar no terreno vários aspectos da ecologia e perceber o que está a ser feito na Europa sobre a conservação das lontras-europeias (Lutra lutra). No rio, os participantes tiveram a oportunidade de procurar vestígios deste animal e foram detectados dejectos recentes desta espécie. Um sinal positivo face às ameaças que enfrentam localmente.
No final da actividade e do envolvimento no projecto de Ciência Cidadã a satisfação de todos os envolvidos era notória. Ora pelo conhecimento adquirido, ora por atrair especialistas ao Rio Vizela e ainda por se terem criado contactos para mais acções ambientais no futuro em Vizela.

Os conceitos do workshop podem ser consultados em https://www.natura-mais.com/

Sobre o projecto local “Vizela Vale Encantado – Projecto de Valorização da Fauna Vizelense” é já claro de ver o potencial que tem sido divulgado e estudado. Não só na divulgação da vida animal selvagem, não só pelo programa de educação ambiental mas também pela necessidade da conversação na natureza e pelo impacto positivo na comunidade.







0 comments:

Enviar um comentário