Deputada do BE ouviu a Associação



07 Fevereiro de 2020
Ângela Fernandes
http://www.radiovizela.pt/noticia-deputada-do-be-veio-a-vizela-reunir-com-a-coracao-azul

Deputada do BE veio a Vizela reunir com a Coração Azul

Reunião decorreu ao final da tarde desta sexta-feira, na Casa das Coletividades.
Alexandra Vieira disse ter sido “gratificante esta reunião com a Coração Azul”. A deputada do BE, valorizou o facto de a comunidade conseguir “se organizar e ultrapassar dificuldades e grandes obstáculos e, mesmo assim, fazer trabalho” e ir além, por vezes, “daquilo que era previsto”.

Alexandra Vieira considera que estes encontros são importantes, porque se estabelece uma “proximidade com os cidadãos” e porque permitem “levar as problemáticas mais acima e de procurar caminhos de resolução”.

Esta reunião teve também o objetivo de dar a conhecer as medidas que o BE defende na área relacionada com os animais e com o meio ambiente. À Rádio Vizela, no final desta reunião, que decorreu na Casa das Coletividades – sede da Coração Azul -, a deputada falou de algumas delas: “Temos algumas ações relativamente aos Centros de Recolha, relativamente às questões da caça e da pesca, e estamos a fazer um conjunto de intervenções no domínio ambiental, da reflorestação, dos incêndios, agora, por exemplo, fizemos aprovar a taxa da celulose, que obriga quem planta eucaliptos a pagar uma taxa extra que vai depois ser usada para a reflorestação”. Mas disse mais a deputada: “É preciso ver se é possível controlar as atividades, como por exemplo, a caça e a pesca até que as espécies possam recuperar. Há um trabalho que, eu diria, é interminável, ma sé também um trabalho, sobretudo, colaborativo”.

Coração Azul não descarta hipótese de construir um Centro de Recolha de animais

João Ferreira, Secretário do Conselho Fiscal da Coração Azul, também considera importantes estes encontros com os deputados da Assembleia da República. “Para nós é significativo, porque vemos que chegamos a 2020 e temos uma série de deputados eleitos muito atentos ao trabalho que estamos a desenvolver”. “Esta foi uma reunião fruto de um repto que eu tinha lançado aos deputados, [para] depois das eleições manterem o contacto próximo”. “Hoje [sexta-feira] levaram alguns pedidos nossos ao nível [da necessidade] de alteração a leis que são dúbias ou vagas, nomeadamente ao nível da proteção ambiental, dos rios, da caça, da pesca, há muita coisa que pode ser trabalhada nessa área e que nos vai ajudar a desenvolver e a consolidar um trabalho sustentável”, explicou João Ferreira.

Este encontro também permitiu que a associação ficasse a par dos apoios a que poderá socorrer-se para desenvolver as suas atividades. João Ferreira deu conta que a Coração Azul não descarta a possibilidade de no futuro construir um Centro de Recolha Oficial (CRO) de animais: “A deputada alertou-nos que são públicas essas medidas, que foram já aprovadas pelo Orçamento de Estado, uma delas permite às associações poderem concorrer para poderem construir o próprio CRO, nós estamos atentos a isso e quando forem publicadas em Diário da República… há medidas e verbas para as associações zoófilas, onde nós nos encaixamos, vamos ver quais os moldes, os procedimentos, isto costuma levar alguns anos a ir para o terreno, mas já estamos a acompanhar, para que mal saia nós possamos estar preparados para fazer uma candidatura. (…) Caso haja a possibilidade de encontrarmos um terreno privado, nós vamos avançar”.

Não há desenvolvimentos sobre a despoluição do Rio Vizela

A Rádio Vizela aproveitou a vinda a Vizela da deputada do BE para perceber se há alguma evolução sobre o Rio Vizela na Assembleia da República. Alexandra Vieira respondeu assim: “Neste momento não chegou ainda nada específico sobre o Rio Vizela, portanto, na atual legislatura, mas, provavelmente, o BE fará chegar.  Há dois anos fizemos uma questão relacionada com uma bactéria, não no concelho de Vizela, mas a jusante, e até ao momento ainda não obtivemos resposta. O Rio Vizela é uma das nossas preocupações no distrito.


0 comments:

Enviar um comentário