À procura da Salamandra-lusitânica

Coração Azul no mapa do mundo das Zonas Húmidas 2021

À procura da Salamandra-lusitânica

No dia 02 de Fevereiro de 2021 comemora-se o Dia Mundial das Zonas Húmidas e este ano o tema de destaque são os “Pântanos e a Água”. A ação mundial, da responsabilidade da Convenção Ramsar, pretende destacar os pântanos como fonte de água doce e desafia a comunidade e organizações a implementar dinâmica para restaurar estes locais e impedir a sua perda. 

Em Vizela, a Coração Azul – Associação Juvenil de Apoio aos Animais irá sinalizar este tema com uma iniciativa de mapeamento e sensibilização de uma espécie ícone das zonas húmidas que se encontra ameaçada, a Salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica). Depois de ter sido observado apenas um exemplar da espécie em 2020, a Associação pretende chamar a atenção para a sua importância. A Salamandra-lusitânica é um anfíbio que não possui pulmões funcionais e é pela sua pele que faz as trocas gasosas para os processos respiratórios, o que a torna particularmente sensível à poluição dos cursos de água de que depende para se alimentar e reproduzir. Este icónico anfíbio é protegido por leis comunitárias (Directiva Habitats), apresenta o estatuto “Vulnerável” de extinção e requer esforços de conservação para preservar as populações existentes. 
Assim, de 31 de Janeiro a 07 de Fevereiro, a Coração Azul irá mapear e visitar várias zonas de água límpida onde a espécie poderá ser encontrada. 

Ainda sobre a Convenção Ramsar 

Portugal, que ratificou esta Convenção em 1980, tem atualmente 31 Zonas Húmidas classificadas ao abrigo deste tratado, desde estuários, sapais e pauis até lagoas em altitude e turfeiras. A zona mais próxima de Vizela com a classificação de “sítio Ramsar” é nas “Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos”. Também classificada como paisagem protegida e faz parte da Reserva Ecológica Nacional, incluída na Rede Natura 2000. 

Dia Mundial das Zonas Húmidas de 2021 

Tema: Pântanos e Água 

Estamos a enfrentar uma crescente crise de água doce que ameaça as pessoas e o nosso planeta. Usamos mais água doce do que a natureza repõe e estamos a destruir o ecossistema do qual a água e toda a vida mais dependem - as zonas húmidas. 
A campanha de 2021 destaca a contribuição das zonas húmidas para a quantidade e qualidade da água doce no nosso planeta. A Água e os pântanos estão ligados numa coexistência inseparável que é vital para a vida, para o nosso bem-estar e para a saúde do nosso planeta. 

Dia Mundial das Zonas Húmidas 

O 2 de fevereiro de cada ano é o Dia Mundial das Zonas Húmidas para aumentar a consciência global sobre o papel vital das zonas húmidas para as pessoas e para o nosso planeta. Este dia também marca a data de adoção da Convenção sobre Zonas Húmidas em 2 de fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar, nas margens do Mar Cáspio. 

Zonas húmidas 

Zonas húmidas são áreas de terra que estão saturadas ou inundadas com água de forma permanente ou sazonal. As zonas húmidas interiores incluem pântanos, lagoas, lagos, rios e planícies aluviais. Os pântanos costeiros incluem pântanos de água salgada, estuários, lagoas e até recifes de coral. Piscinas, arrozais e salinas são pântanos feitos pelo homem. 


Link do evento mundial: https://www.worldwetlandsday.org/

0 comments:

Enviar um comentário