Estação de Borboletas Noturnas


 Coração Azul vai criar Estação de Borboletas Nocturnas

Em Março é iniciado o quarto projeto de ciência/cidadã da Associação Coração Azul que irá recolher dados para a conservação e divulgação das populações de borboletas nocturnas. Inserido num projeto nacional, a estação vizelense fará parte de uma “rede de Estações de Borboletas Nocturnas” que terá vários locais de amostragem dispersos pelo país onde, de uma forma coordenada, se fará a amostragem destes insectos com recurso a um método estandardizado baseado em armadilhas luminosas.

O projecto nacional tem como principais objectivos:
  1. Contribuir para um maior conhecimento das espécies de borboletas nocturnas que existem em Portugal, sobre as quais ainda existem imensas lacunas de conhecimento;
  2. Avaliação de tendências populacionais e avaliação do estado das populações das espécies de borboletas nocturnas mais abundantes em Portugal;
  3. Agregar entusiastas e divulgar a importância que as borboletas nocturnas têm para os ecossistemas no contexto de alterações climáticas e perda generalizada de biodiversidade, sensibilizando para a sua conservação e dos seus habitats.
Este projecto junta-se a outros já existentes em outros países europeus como o Garden Moth Scheme, no Reino Unido (http://www.gardenmoths.org.uk/), onde conta com um elevado nível de participação e resultados notáveis a nível científico. Projectos como este apoiam-se no elevado potencial deste grupo de insectos como bio-indicadores de qualidade e tendências ambientais, em que actuam como avisadores do que se passa no meio ambiente.
Em Portugal, onde existem mais de 2800 espécies de borboletas conhecidas, as enormes lacunas de conhecimento da distribuição, ecologia e fenologia da maioria das espécies ainda não permitem aferir a sua resposta às alterações no uso do solo, clima e interacção com espécies exóticas, mas são também estas lacunas que proporcionam descobertas constantes, a cada sessão de amostragem.
A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas é assim um projecto importante para conhecermos mais sobre as borboletas e o meio em que nos integramos e em Vizela a Associação Coração Azul pretende adicionar mais dados ambientais aos que já tem registado no seu projeto local intitulado “Vizela Vale Encantado”.

Ainda neste mês de Março, destaque para outras iniciativas:

Dia 03 - Dia Mundial da Vida Selvagem
Dia 13 - Início da Estação de Borboletas Nocturnas
Dia 21 - Dia Mundial da Árvore e das Floresta
Dia 22 - Dia Mundial da Água
Dia 27 - Hora do Planeta


Exemplos



1ª Cerastis faceta - 2ª menophra abruptaria - 3ª rhoptria asperaria

Fotos: José Videira

Imprensa:


0 comments:

Enviar um comentário