Adeus Sr. Manuel Campelos



Adeus Sr. Manuel Campelos

Obrigado Cidadão Honorário do Município de Vizela por todo o carinho que nos deu e por toda a motivação que sempre deu aos jovens a lutar por sonhos e objetivos. A Coração Azul quer desde já endereçar os maiores sentimentos à família, um beijinho especial à sua neta e a todas aquelas pessoas que tinham o prazer de privar com tão ilustre Homem.

Deixamos uma lembrança de uma carta sua que nunca nos esqueceremos!!! Obrigado Sr. Campelos!!! Adeus....

(texto publicado em março de 2013 na crónica lusitana do jornal Notícias de Vizela)

"Coração Azul"
UM PROPÓSITO SUBLIME

Fruto da salutar irreverência de um punhado de jovens da nossa terra, constituiu-se, há cerca de dois anos, uma associação vocacionada para a protecção de animais, sempre dependentes do respeito e protecção do ser humano, mas agora desse apoio muito mais carentes, em consequência da penúria franciscana em que o país mergulhou em resultado da nefasta acção dos políticos que no têm governado desde que o país foi integrado na União Europeia. A meu ver, são mais que necessárias políticas que promovam o desenvolvimento pela criação de postos de trabalho, fórmula que o actual Governo não teve capacidade de promover, sendo para isso urgente que o Presidente da República, dentro do quadro parlamentar vigente, convoque o Concelho de Estado e constitua um Governo de transição até ao fim da presente legislatura. E já ontem era tarde!...

Volto ao tema em apreço, fazendo-o pela circunstância de, casualmente, me ter encontrado com um jovem que faz parte da generosa associação "Coração Azul", jovem que um dia me foi dado a conhecer no seu percurso para a actividade jornalística, oportunidade que agora aproveitei para o felicitar e incentivar a prosseguir na cruzada em que se envolveu com os seus camaradas, de modo a que possam ser levados por diante os seus tão salutares intentos.

Fiquei feliz por saber que, mau grado as naturais dificuldades com que se têm debatido no sentido de levarem por diante a missão a que se propuseram, o ânimo de todos continua inalterado, prevalecendo viva a intenção de, o mais rapidamente possível, construírem um local resguardado para a recolha de animais abandonados, isto é, um local fechado para o recolhimento de animais sem protecção; melhor dizendo cães e gatos que vagueiam pelas ruas, na maioria abandonados pelos seus protectores em consequência das dificuldades económicas dia a dia maiores, em consequência da crise económica em que mergulhou a zona euro.

O jovem de que falo, de seu nome João Ferreira, é Presidente da Assembleia Geral da "Coração Azul" e, com Marta Pereira, Presidente da Direcção, forma o duo responsável pela novel instituição vizelense. Encontrei-o casualmente na Casa do Povo, na passada sexta-feira, onde a convite do PCP local tomei parte no acto inaugural de uma exposição de textos e fotos comemorativos do centenário de Álvaro Cunhal, a que não quis faltar, considerando a alta valia do apoio, quer do líder quer do partido, à causa da autonomia administrativa de Vizela.

Quanto saía, encontrei-me com outro jovem, que penso pertencer ou estar de certo modo ligado à "Coração Azul", pelo qual soube que a instituição tem em propósito construir uma espécie de casa-abrigo para os referidos animais sem dono, que esperam poder erguer em terreno pertencente ao Município, na freguesias de Infias, próximo do Ecocentro. Isto é, no mesmo lugar para onde se disse estar projectada a construção do canil, propósito que, ao que diz a Câmara deixou cair pela circunstância de ter estabelecido com a edilidade vimaranense um acordo de construção de uma estrutura intermunicipal.

Considero saudáveis os acordos de cooperação intermunicipais, designadamente aqueles que possam evitar vultosos custos económicos, como foi o caso da constituição da empresa que gere a rede de abastecimento de água em Guimarães e Vizela. Um canil não tem implicação tão profunda e, por isso, considero esquisito a desistência da Câmara vizelense de o construir, desistência que contrasta com o propósito e a coragem do "Coração Azul" em erguer um estrutura semelhante.

Soube ainda, pelo mesmo jovem, que a dita organização anseia dispor de um espaço para a sua sede, aguardando que a Câmara lhe disponibilize, tão breve quanto possível, um espaço no edifício onde funcionou o Centro de Saúde, tão necessário para uma mais profícua coordenação da sua prestimosa atividade.

Entretando, os meus parabéns à Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos por ter facultado à "Coração Azul" a disponibilidade de utilização de um espaço, num edifício que administra, como ponto de encontro provisório!

Manuel Campelos
Cidadão Honorário do Município de Vizela

0 comments:

Enviar um comentário