Apresentação "Vizela Vale Encantado"


A Coração Azul juntamente com os parceiros do projeto apresentaram no passado sábado a acção Vizela Vale Encantado - Projeto de Valorização da Fauna Vizelense. O projeto, que conta com a colaboração dos fotógrafos Jorge Lima e Américo Pacheco, viu tambémm neste sábado a disponibilidade de ajuda dos fotógrafos Adérito Costa, Magalhães e Henrique Triães.
Na apresentação, a Coração Azul assinou ainda os acordos de colaboração com a imprensa, nomeadamente o Digital de Vizela e a Rádio Vizela. E no final, inaugurou a exposição fotográfica de Henrique Triães sobre a "biodiversidade do vale do ave" inserido no projeto "Vale do Ave Nature and Landscapes".








Imprensa


Coração Azul aposta na valorização da fauna local
Projeto “Vizela Vale Encantado” foi apresentado no sábado.

A Coração Azul – Associação Juvenil de Apoio aos Animais apresentou no sábado, o projeto Vizela Vale Encantado – Projeto de Valorização da Fauna Vizelense, cujos objetivos passam pela identificação da fauna existente no concelho e a sua posterior geo-localização por forma a dar a conhecer à comunidade a fauna local e sensibilizar para a sua valorização e proteção.
O projeto está no terreno desde o dia 01 de janeiro e vai prolongar-se até ao dia 31 de agosto, contando com a colaboração dos fotógrafos vizelenses Jorge Lima e Américo Rui Pacheco. Caberá a eles a captação, através das suas objetivas, da diversidade animal existente no concelho. A apresentação do projeto teve lugar na Casa Municipal de Cultura Jorge Antunes e, à Rádio Vizela, João Ferreira, da Coração Azul, revelou estar com altas expectativas quanto ao sucesso do mesmo. Este é um projeto com cinco fases, que passam pela criação de um livro sobre a “Fauna de Vizela”; uma intervenção artística em agosto na cidade, uma exposição e uma palestra no Dia Mundial do Animal; visita e divulgação pelas escolas do resultado do projeto e, finalmente, o estudo e fundamentação para um futuro observatório natural. A gestão financeira do projeto será rigorosa. No futuro, caso o sucesso seja uma realidade, a associação espera contar com uma verba superior: “Vamos tentar ser o mais poupadinho possível, é claro que se houvesse mais verbas, poderíamos crescer mais este projeto, mas vamos ver”.
A vereadora Agostinha Freitas marcou presença, em representação da Câmara Municipal de Vizela. Falou de um “projeto transversal a várias áreas e enriquecedor, que deixará uma memória visual da riqueza da fauna do concelho”.
A Coração Azul vai contar com o trabalho de dois fotógrafos vizelenses, apaixonados por este tipo de trabalho. Jorge Lima já fazia fotos da fauna mas a motivação agora é maior e o mesmo entende Américo Rui Pacheco.


Identificar a fauna de Vizela em 2019

A associação vizelense Coração Azul apresentou esta tarde as principais linhas orientadoras para a sua ação em 2019 na Casa Municipal de Cultura Jorge Antunes. Conheça os projectos:

O projecto de identificação e geo-localização da fauna existente no concelho de Vizela é o maior projecto que a associação pretende implementar no ano que agora se inicia.
Esta iniciativa contará com o apoio de várias entidades institucionais e pessoas singulares, para além da própria associação, e estende-se a toda a população que possua ou venha a obter registo das  espécies animais que populam os vários ecossistemas naturais do concelho.
A criação de uma enciclopédia (física ou digital) será o resultado final da valorização das imensas horas despendidas pelos fotógrafos na obtenção dos registos, à qual se juntará uma criação artística em agosto, uma exposição e palestra no Dia Mundial do Animal e visita às escolas para divulgação do projecto.
Para além das referidas atividades a Coração Azul estuda também a possibilidade de um roteiro turístico e a criação de zonas de proteção das espécies. A ligação a um programa internacional pioneiro em Portugal neste âmbito está também em marcha, e do qual se esperam notícias em breve. 
A médio/longo prazo o foco passará pela criação de uma clínica veterinária social e um centro de acolhimento e adopção animal.
Jorge Lima e Américo Pacheco foram os primeiros fotógrafos a juntar-se à causa, mas o número já é substancialmente superior, o que demonstra a pertinência e importância deste projecto, que se estende à população, pois nas palavras de Jorge Lima, a captação de imagem na fauna é "95% pesquisa e 5% fotografia".
A apresentação serviu também para a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Coração Azul e os órgãos de Comunicação Social de Vizela, do qual o Digital de Vizela faz orgulhosamente parte.

0 comments:

Enviar um comentário