Insectos - Construção de Hotel em Vizela

Programa:
10h00: Workshop Infantil na Casa Municipal
15h00: Construção de Hotel Insectos na Quinta de Silvares e Apresentação da acção nacional do projeto VACALOURA.pt
20h30: Monitorização da Vaca Loura na Quinta de Silvares e S. Bento.


Este ano há um fim-de-semana dedicado à vaca-loura!

E toda a gente é convidada a juntar-se à celebração.

É a primeira vez que se unem esforços para conservar a vaca-loura em toda a Europa! E por isso, no fim-de-semana de 21 a 23 de junho, toda a gente é convidada a sair de casa durante o anoitecer e ajudar nos censos de vacas-louras como forma de celebrar este acontecimento. 
Até lá, participe numa das várias atividades desenvolvidas pelo Projeto VACALOURA.pt e saiba melhor como ajudar. 

(Vizela)

No dia 8 de junho, na Quinta de Silvares em Santo Adrião - Vizela, venha saber como pode ter um papel fulcral na conservação desta espécie em Portugal. Saiba mais em: http://acoracaoazul.blogspot.com/2019/05/insectos-construcao-de-hotel-em-vizela.html

A vaca-loura (Lucanus cervus), o maior escaravelho que ocorre em Portugal, e um dos maiores da Europa, encontra-se protegido por leis comunitárias, uma vez que se encontra em declínio em toda a Europa. Desde 2016 que os esforços voluntários para melhorar o conhecimento e, consequentemente, o estado de conservação desta espécie têm crescido, tanto em Portugal, com o surgimento do Projeto VACALOURA.pt - Rede Portuguesa de Monitorização da vaca-loura como a nível europeu com a criação da Rede Europeia de Monitorização da vaca-loura (European Stag Beetle Monitoring Network). 

Este projeto, coordenado em Portugal pela Associação Bioliving em parceria com a Sociedade Portuguesa de Entomologia, a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas tem promovido, numa estratégia multidisciplinar, a conservação desta espécie no nosso país, utilizando-a como um chamariz para a conservação de habitats e processos naturais por vezes negligenciados na gestão dos espaços florestais e do património arbóreo, como por exemplo a madeira morta e a sua natural decomposição. 

VACALOURA.pt conta, acima de tudo, com esforços voluntários de cidadãs cientistas para compilar dados sobre esta espécie, tem implementado diversas metodologias e plataformas que facilitem este processo. Pode ajudar de duas formas: registando um avistamento de algum exemplar desta espécie ou adotando um percurso de monitorização periódico e que deve ser repetido periodicamente durante o verão todos os anos. 

Este ano será celebrado a nível europeu, pela primeira vez, o fim-de-semana da vaca-loura (European Stag Beetle Weekend) entre os dias 21 e 23 de Junho. Tem como objetivo alertar a população para as ameaças que esta espécie enfrenta e incentivar toda a gente a ajudar a conservar esta espécie nas suas localidades. 

Durante este fim-de-semana serão promovidas diversas atividades nos países onde a espécie ocorre, incluindo por cá. Além disso, todos os cidadãos são convidados a adotar um percurso de monitorização perto de suas casas e a repetilo anualmente. 

Estes percursos seguem um protocolo bastante simples. Deve ter 500 metros de comprimento e deve ser percorrido durante 30 minutos. Uma vez que é pretendido contar o maior número possível de vacas-louras, este deve ser feito durante o crepúsculo, altura de maior atividade da espécie, e por isso deve começar 15 minutos antes do pôr-do-sol e acabar 15 minutos depois. 

Os dados destes percursos serão analisados a nível europeu e permitirão comparar o estado das populações desta espécie em toda a sua distribuição, percebendo realmente as tendências desta espécie a nível europeu. Portugal é um dos 14 países parceiros da Rede Europeia de Monitorização da Vaca-loura, sendo um dos mais ativos na compilação de registos esporádicos. 

Para preparar este evento, o Projeto VACALOURA.pt irá levar a cabo diversas atividades um pouco por todo o país nas semanas que o antecedem e ainda durante o fim-de-semana. Saiba mais em www.vacaloura.pt ou em Facebook.com/vacalourapt


0 comments:

Enviar um comentário