OPJ: "Parque Canino Vizela"



Apresentação do Orçamento Participativo Jovem 2019 
“Parque Canino de Vizela” 


Um projeto liderado por Adriana Almeida que pretende ajudar a colocar Vizela como uma referência nacional do universo “ambiental/animal”. 

Antes de iniciar, quero dar os parabéns à autarquia por disponibilizar uma verba monetária para que os jovens possam ajudar a construir Vizela. E dar os parabéns a todos os jovens presentes que querem ajudar a MUDAR O MUNDO, em especial àqueles que se preocupam com o Ambiente como eu. 
O líder dos escuteiros, Baden-Powell, tem um lema ““Deixe o mundo um pouco melhor do que encontrou” e em Vizela existe ainda pintado numa caixa de electricidade a frase de Kant. “Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais”. 
Não encaro o OPJ como algo para dar aos jovens, mas sim algo que os jovens podem dar à comunidade através do seu empenho. E o que depender de mim, os projetos dedicados ao Ambiente serão para serem realizados, com o apoio de todos. 
O Parque Canino é um projeto que é aposta das cidades mais desenvolvidas que viram neste espaço de lazer múltiplas vantagens para os animais mas também para a comunidade, para todas as idades.

Descrição: 

A construção de um Parque Canino em Vizela segue a linha das principais cidades nacionais e internacionais que apostam em equipamentos para ajudar as suas comunidades a equilibrar as necessidades dos animais em contextos mais urbanos. 

O défice de estimulação física e mental com que os cães vivem, deve-se também aos passeios rotineiros, onde não conseguem sequer praticar comportamentos naturais da espécie, como correr ou escavar. Mas o "Parque Canino" não ajudará apenas os animais mas também as pessoas porque tornar-se-á um lugar seguro para as pessoas. Permitirá que os cães possam correr e evita-se o abuso de passeios sem trela na via publica, permite a socialização dos cães, permite um maior conhecimento da comunidade sobre as Leis em vigor, contribuirá para a redução de queixas de ruído habitacional uma vez que "cão estimulado não ladra", contribuirá para uma actividade social para os donos, fomentar-se-á melhorias de comportamento, redução de crime, protecção da vida selvagem, será um espaço que ajudará pessoas idosas e/ou deficientes a controlar melhor os animais porque estará vedado, promoverá as campanhas de vacinas e licenças especiais, protege as pessoas de conflitos que por norma acontece na via publica e atrai visitantes à cidade. 



Destinatários 

Os destinatários diretos serão as pessoas que possuem animais mas indirectamente os destinatários abrangem toda a comunidade uma vez que os objetivos do projeto irá beneficiar todas as pessoas e animais, através, por exemplo, da melhoria de comportamentos e sanidade animal. 

Objetivos: 

1 – Promoção da relação inata que existe entre humanos e animais 

2 – Manutenção da qualidade de vida dos animais 

3 – Criar um espaço de lazer tranquilo e próxima da natureza 

4 – Um centro de reeducação da comunidade onde se sensibilize para dejetos, educação cívica e comportamento animal. 

Orçamento: 

13 mil e 300 euros 

Termino a apresentação, apelando aos jovens para votarem neste projeto muito bem pensado, com um orçamento difícil de angariar sem a ajuda da câmara, e que irá criar alegrias e felicidade para toda a comunidade. A quantidade de comentários que recebi nestes dias a felicitar pelo projecto, é a prova que é um projeto que valerá o voto. 

“Vamos deixar o mundo melhor do que o encontramos!

Maio 2019


0 comments:

Enviar um comentário