Dia Mundial da Árvore - Plantação


10 Bétula alba, 10 Sabugueiro (Sambucus nigra), 10 Amieiro (Alnus glutinosa), 10 Carvalho Negral (Quercus Pyrenaica), 10 Carvalho-alvarinho (Quercus robur), 10 Sobreiro (Quercus Suber), e 10 Azinheira (Quercus rotundifolia) totalizam as 70 árvores que habitam desde esta primeira manhã de primavera no Santuário de S. Bento. 
Na plantação estiveram envolvidas 9 entidades que tornam a ação um exemplo de trabalho em rede na construção de um futuro mais ambiental. A Confraria de S. Bento de Peras, a Coração Azul, a EB Enxertos, a Câmara Municipal de Lousada e a Câmara Municipal de Vizela, a União de Freguesia de Caldas de Vizela e ainda o apoio da Fundação Jorge Antunes, do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Rádio Vizela.
No final da atividade, que contou com 50 crianças na plantação, os sorrisos eram notórios pelo sucesso da acção. Depois de Plantar, seguem-se as próximas etapas de Proteger e de Vigiar para mais tarde desfrutar. 
Esta foi uma acção inserida no projeto "Vizela Vale Encantado - Projeto de Valorização da Fauna Vizelense" que pretende proteger as espécies locais e por isso mesmo acções de preservação da Flora fazem todo o sentido no contexto ambiental que nos propomos proteger.  
Uma última palavra de agradecimento a todos os envolvidos, Obrigado! Juntos Mudamos o Mundo!




Imprensa:

Vizela está mais verde com as quase 200 árvores plantadas

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Árvore e da Floresta.
Na encosta de S. Bento das Peras, a Confraria e a Coração Azul - Associação Juvenil de Apoio aos Animais, no âmbito do projeto de Valorização da Fauna Vizelense, plantaram mais de meia centena de árvores, de sete espécies autóctones, contando com a preciosa ajuda de alunos da EB1 dos Enxertos. João Ferreira, da Coração Azul, agradeceu o contributo de todos os envolvidos nesta ação, entre eles a Câmara Municipal de Lousada “que disponibilizou as árvores” que foram plantadas na encosta de S. Bento das Peras. Não é de estranhar que uma coletividade que se dedica, sobretudo, à proteção dos animais esteja a empenhar-se na proteção da floresta. Como esclareceu João Ferreira, “a fauna não sobrevive sem a flora”. “Cuidar da floresta vai beneficiar os animais, pois as espécies que estamos a plantar são muito importantes para as aves e também para os javalis, que são alvo de caça aqui em Vizela”, destacou o responsável.
Há vários anos que a Confraria de S. Bento das Peras (CSBP) desenvolve ações de plantação de árvores. José Armando Branco, presidente da CSBP, sublinha que as árvores agora plantadas irão crescer e daqui a alguns anos serão determinantes “na recuperação deste espaço”.
A CSBP tem um projeto que irá desde o Campo de Tiro até ao Santuário, local escolhido para esta plantação de árvores, de espécies como o sobreiro, o amieiro, o carvalho, entre outras. O local “irá levar uma transformação muito bonita e já estamos dentro desse projeto ao fazer esta plantação”, reforçou José Armando Branco.
No centro da cidade, mais concretamente na Marginal Ribeirinha, a família Campante ofereceu 115 árvores que foram plantadas por alunos da EB Joaquim Pinto. A Câmara Municipal de Vizela (CMV) associou-se às duas iniciativas de plantação de árvores. Victor Hugo Salgado, presidente do Município, depois de ter estado no S. Bento desceu para a Marginal Ribeirinha e falou da importância destas ações: “No final do dia de hoje [quinta-feira] vão estar plantadas cerca de 185 árvores, um número muito significativo e importante pelas repercussões que terá”. “Associámo-nos a duas iniciativas distintas, com parceiros distintos, (…) com o objetivo de tornar este dia único”.

0 comments:

Enviar um comentário