“O Parque, um Ecossistema Diferente”

Depois da palestra em Lousada, chegou a vez da visita a Famalicão para encontrar mais um especialista em biodiversidade. A atividade "Devesa em Família “O Parque, um Ecossistema Diferente” realizou-se no dia 10 de março de 2019, no Parque da Devesa, com o especialista Vasco Flores Cruz. 
Recorde-se que Vasco Flores Cruz já esteve no passado (2012) em Vizela num Workshop sobre os Anfíbios e répteis de Portugal. 
Ontem, no Parque da Devesa, circulamos pela galeria ripícula junto ao rio Pelhe e além das atenções sobre as árvores e arbustos de diversificadas espécies, destacamos a presença de diversas espécies de animais. Ali temos um grande exemplo de biodiversidade. E só por exemplo, nesta manhã, vimos: rã verde; tritão-marmorado; vestígios de toupeira ou rato-cego; excrementos de Lontra; Tordo-comum; Lagartixa-de-bocage; Bico-de-lacre; Alfaiate; Pica-pau-verde; Galinha-água; Garça-real; Gralha-preta; Corvo-marinho; 3 Guarda-rios; melros; alvéolas; patos-reais; borboletas; Milheirinha; entre outros... 
Durante este ano, a Coração Azul, no âmbito do "Vizela Vale Encantado - Projeto de Valorização da Fauna Vizelense" irá desenvolver diversas acções no sentido de apresentar alguns fundamentos/propostas sobre a fauna de Vizela. 


Imprensa: https://www.digitaldevizela.com/2019/03/coracao-azul-no-ecossistema-de.html
Imprensa: https://www.radiovizela.pt/noticia-coracao-azul-em-famalicao-na-exploracao-da-biodiversidade


Um agradecimento à equipa municipal pelo desenvolvimento deste grande projeto ambiental e um agradecimento pelo acompanhamento da técnica Lia Cardoso e pelo especialista Vasco Flores Cruz.


Detalhes do Evento:
Local: Parque
Início: Serviços Educativos do Parque da Devesa
Hora: 10h00 às 12h00

Passeio guiado pelo Parque da Devesa com o intuito de observar e identificar as principais espécies de vertebrados e tentar compreender como satisfazem as suas necessidades ecológicas em ambiente urbano. As espécies serão identificadas por observação directa com recurso a guias de identificação. 
Objetivos: Conhecer a biodiversidade urbana de V.N. de Famalicão; Aprender a diferenciar as espécies mais comuns de vertebrados que habitam o parque da Devesa; Compreender que os animais se encontram distribuídos por diferentes áreas do território (habitats); Sensibilizar para a conservação da natureza; Reconhecer e valorizar o património natural.

Com: Vasco Flores Cruz
Público alvo: Famílias com crianças

Link útil:
http://www.parquedadevesa.com/

0 comments:

Enviar um comentário