Vizela Vale Encantado – Projeto de Valorização da Fauna Vizelense
A beleza dos Animais Selvagens de Vizela – 1ª Fase
A 1ª edição do “Projeto de Valorização da Fauna Vizelense” foi apresentada na Casa Municipal de Cultura Jorge Antunes no passado sábado. Além do livro, poderá ainda ver nos próximos dias a exposição fotográfica da autoria de Jorge Lima, Américo Pacheco e José Magalhães.
Em janeiro deste ano, a Coração Azul em parceria com a Fundação Jorge Antunes e os três fotógrafos vizelenses (Jorge Lima, Américo Pacheco e José Magalhães) apresentaram o projeto “Vizela Vale Encantado” que pretendia dar a conhecer à comunidade a fauna local e sensibilizar para a sua valorização e proteção. Passados 10 meses foram registadas mais de uma centena de espécies e criadas mais de vinte actividades que atraíram um público não só de Vizela mas também de outros concelhos.
Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris) + Garça vermelha (Ardea purpurea)
Fotos: Jorge Lima
O projeto tinha na fase inicial cinco intenções: 1º - Criação de um livro da "Fauna de Vizela"; 2º - Intervenção artística em Agosto na cidade; 3º - Exposição e palestra no Dia Mundial do Animal; 4º - Visita e divulgação pelas escolas do resultado do projeto; 5º - Estudo/fundamentação para um futuro observatório natural.
Todas as intenções foram concretizadas e conseguiu-se ainda criar workshops e actividades científicas enquadradas numa programação ambiental que poderá ser aposta no próximo ano. Em curso está já a planificação do desenvolvimento do projeto onde o envolvimento da comunidade, dos autarcas e das instituições que gerem o território natural serão nucleares para atingir um novo patamar na valorização ambiental.
Entretanto, de forma a espalhar o conhecimento das espécies que existem em Vizela, poderá consultar o projeto através destes links:
“Vizela Vale Encantado" terá continuidade
07 Outubro de 2019
Ângela Fernandes
Coração Azul apresentou livro sobre a fauna vizelense.
Há cerca de um ano que a Coração Azul – Associação Juvenil de Apoio aos Animais deu início ao programa Vizela Vale Encantado – Projeto de Valorização da Fauna Vizelense. Uma das etapas deste projeto culminou com a apresentação de um livro da “Fauna Vizelense”, no último sábado, dia 05 de outubro.
Para além da Coração Azul, também a Fundação Jorge Antunes e os fotógrafos Américo Pacheco, Jorge Lima e José Magalhães foram importantes para o desenvolvimento deste trabalho. Os fotógrafos vizelenses têm-se dedicado a fotografar a fauna existente em Vizela e o resultado, ou parte dele, consta agora em livro. São mais de 100 espécies fotografadas. “Todas as espécies que fotografámos são de Vizela. São mais de 100 espécies fotografadas, mapeadas, já referenciadas em termos científicos”, referiu João Ferreira, da Coração Azul.
O projeto “Vizela Vale Encantado” contou com a realização de mais de 20 atividades ao longo deste ano, mas o objetivo é dar-lhe continuidade, salientou ainda João Ferreira: “É a primeira vez que se faz algo do género em Vizela, estamos a abrir caminho, há uma primeira edição, uma segunda edição e tenho ideia que é um projeto que nunca há de ter um fim”.
A Coração Azul quer também fotografar espécies como o javali, a raposa, a rola, entre outras, mas também investir em parcerias com outras entidades e Municípios. “Queremos agora reunir com as autarquias, com parceiros estratégicos, para evoluir para conceitos e para projetos maiores que estão a ser criados neste momento em Guimarães, Lousada e Famalicão, evoluir para candidaturas ao fundo ambiental, ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e ao Ministério do Ambiente, obviamente. Estamos já com esses contactos todos, o que acontece é que muitas dessas candidaturas têm de partir das autarquias, portanto com este projeto vamos querer reunir com os autarcas, ver as potencialidades do projeto, ver o que se pode fazer”, referiu João Ferreira, acrescentando: “Só temos de puxar Vizela para este trio de Municípios que estão a trabalhar bem”.
Os fotógrafos deste projeto também marcaram presença. Américo Pacheco disse à Rádio Vizela que “há muitos anos” ele e os seus colegas se dedicam a fotografar a fauna em Vizela. “Dá-me muito prazer este trabalho, estamos sempre a descobrir coisas novas, aqui caba por ser uma zona de passagem das aves, por isso podemos ter a felicidade de as fotografar, é uma sorte”, sublinhou o fotógrafo.
O mesmo sublinhou Jorge Lima: “Era impensável fazer todas as atividades já realizadas, esperamos realizar mais para o ano, vamos tentar procurar novas espécies e isso obrigará a uma série de saídas”.
Já José Magalhães sublinha a paciência que este trabalho obriga: “Passamos muito tempo a fotografar, muitas horas, há ocasiões em que andamos semanas e semanas até conseguirmos. Depois temos maneiras para identificar as aves. Penso que ainda há muito trabalho para se fazer”.
Coração Azul festejou 8º aniversário
A apresentação deste livro esteve inserida nas comemorações do 8º aniversario da Coração Azul. Os festejos chegaram ao fim neste fim de semana, sendo que no sábado, dia 05, da parte da manhã, a associação também assinalou o 1º aniversário da Academia de Treino Canino de Vizela. Trata-se de um projeto de educação comportamental, que conta com o apoio de Paulo Abreu e dos treinadores Marco Silva e Arménio Cunha. “Teve um acrescimento notável para o primeiro ano de atividade. Com mais de três dezenas de inscritos nas aulas que decorrem duas vezes por semanas, a Academia de Treino Canino prevê agora levar os primeiros alunos a exame de obediência básica”, lê-se numa nota de imprensa.
As comemorações do oitavo aniversário encerraram com uma recolha de bens alimentares, no hipermercado “Continente” de Vizela.
0 comments:
Enviar um comentário