No passado sábado, dia 11 de Janeiro, decorreu em Lousada a primeira reunião da Rede de Embaixadores do Projeto VACALOURA.pt. Esta reunião teve como objetivo gerar ideias e sinergias entre diversas pessoas e entidades que têm acompanhado o trabalho e que, por diversas razões, têm promovido a conservação da vaca-loura no seu meio de atuação.
É cada vez mais evidente que a ação local tem benefícios impossíveis de replicar para a conservação da natureza, envolvendo a sociedade civil e stakeholders para um bem comum. Em 2019, organicamente, o projeto começou a envolver nas ações diretas pessoas que tinham este interesse de ajudar à conservação da vaca-loura e dos seus habitats, dinamizando até, de forma autónoma, ações de interpretação e monitorização nas suas localidades.
Assim, o projeto Vacaloura.pt quer replicar esta ideia, continuar a promover a conservação local desta espécie no maior número possível de locais e assim trabalhar para também promover os objetivos do desenvolvimento sustentável.
Esta reunião foi assim um primeiro passo na capacitação dos participantes e na promoção desta rede, permitindo agora, replicar um pouco por todo o país mais ações de conservação direta da espécie.
A Coração Azul entra assim numa rede composta por elementos e entidades de vários pontos do país e irão partilhar conhecimentos e criar sinergias para implementar iniciativas locais.
Recorde-se que já em 2019, a Coração Azul dinamizou acções de preservação desta espécie icónica para a floresta autóctone. Link: https://acoracaoazul.blogspot.com/2019/06/vacas-louras-avistadas-em-vizela.html
0 comments:
Enviar um comentário