Nova espécie “Vulnerável” encontrada


Fevereiro foi o mês escolhido para dedicar alguma atenção às zonas húmidas e abrir caminhos para o Dia Mundial da Água que se assinala no dia 22 de março. Por Vizela, com as chuvas de inverno a zona do Maquias voltou a ficar com água na cota dos bancos de pedra para regalo de muitas espécies que viram o seu habitat aumentado. Os patos-reais (Anas platyrhynchos) estão em plena altura de reprodução é são bem visíveis os rituais dos machos às fêmeas.
Além das zonas ribeirinhas, foi possível verificar o aumento do caudal no regato de Sá e a criação de alguns charcos em zonas com cota mais elevada.  E foram nessas zonas que pelo segundo ano consecutivo se identificou mais uma espécie vulnerável em Vizela.


Espécie “Vulnerável” encontrada em Vizela pelo segundo ano consecutivo

No passado dia 02 de fevereiro comemorou-se o Dia Mundial das Zonas Húmidas e a Coração Azul sinalizou a efeméride com a inscrição de uma ação na programação mundial da Convenção Ramsar. Paralelamente e de forma a demonstrar o valor das zonas húmidas localmente, focou o mês de Fevereiro na procura da espécie que se encontra ameaçada: a Salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica).
Depois de ter sido observado apenas um exemplar da espécie em 2020, é com satisfação que pelo segundo ano consecutivo a Salamandra-lusitânica é registada em Vizela, na freguesia de S. Paio. Recorde-se que este anfíbio não possui pulmões funcionais e é pela sua pele que faz as trocas gasosas para os processos respiratórios, o que a torna particularmente sensível à poluição dos cursos de água de que depende para se alimentar e reproduzir. Este icónico anfíbio é protegido por leis comunitárias (Directiva Habitats), apresenta o estatuto “Vulnerável” de extinção e requer esforços de conservação para preservar as populações existentes.
Com este novo registo, a Coração Azul regista mais uma zona em Vizela de particular interesse ambiental e que precisa para a sua manutenção de cuidados redobrados.

Foto: Joel Sousa

0 comments:

Enviar um comentário