1ª Recolha de Sangue Animal


 27 Notícia Rádio Vizela

27 maio 2023
A valente “Dark” já contribuiu com a sua dádiva de sangue

Aconteceu esta manhã, na Recolha de Sangue Animal promovida pela, primeira vez, em Vizela, numa parceria entre os Bombeiros Voluntários e a Associação Juvenil Coração Azul.
Pelas 11h00, quando passámos pelo quartel vizelense, local onde decorre a recolha, registava-se já a quinta dádiva do dia. Encontrámos a “Dark”, a cadela de António Barbosa e que integra a equipa cinotécnica da Real Associação, e que se portou lindamente durante os cerca de dois minutos que demorou a recolha de sangue. “Cães como a Dark movimentam-se em locais degradados ou em escombros e, a qualquer momento, podem ficar feridos e precisar de transfusões de sangue. Motivo que nos levou a estar cá hoje, para esta dádiva, que poderá fazer falta a outros animais”, explicou o soldado da paz.
Para que tal fosse possível, está hoje representado em Vizela o Banco de Sangue Animal. Estivemos à conversa com a médica veterinária Helena Ferreira: “Esta é uma instituição muito importante para salvar vidas. Em Vizela, fomos muito bem recebidos e está a correr muito bem e os nossos dadores, sendo a sua primeira vez, estão-se a portar lindamente”. As dádivas são importantes para ajudar animais que estão doentes e que precisam de sangue mas também há contrapartidas para os dadores. Explicou Helena Ferreira que a dádiva confere-lhes o direito a um check-up anual, incluindo desparasitação e vacinação.
Como em tudo que é novidade é preciso eliminar estigmas e, por isso, há aqui a necessidade de garantir a segurança do dador. “Antes da dádiva respondemos a todas as dúvidas, há um formulário que entregamos que explica todo o procedimento. Além disso, os animais não são sedados, só há lugar há dádiva, quando estes toleram ficar contidos [na mesma posição] entre 1 a 2 minutos”, referiu ainda a médica veterinária.
O Banco de Saúde Animal tem um programa de dadores no terreno desde 2011 mas as necessidades são sempre imprevisíveis, daí ser importante a angariação de novas dádivas. Hoje, a recolha incidiu sobre os canídeos e Helena Ferreira espera que tenha sido a primeira de muitas outras que venham a ter lugar em Vizela.
Assim também espera Adriana Almeida, presidente da Coração Azul: “Estávamos um pouco reticentes com aquela que poderia ser a adesão, mas estamos super contentes. Em causa está uma doação nobre e as pessoas não têm que ter receio, porque criamos aqui um ambiente confortável para os nossos animais”. “Iremos tentar criar um calendário anual de doações, de forma a que estas possam acontecer de quatro em quatro meses”, acrescentou a dirigente associativa.



0 comments:

Enviar um comentário